Space Explorers: The ISS Experience mostra a estação espacial em VR

Imagem de referência
Foto de Lukas AraújoPostado por Lukas Araújo em 06/01/2021 15:05:12

Space Explorers: The ISS Experience  é uma produção envolvente e multiplataforma filmada por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, produzida pela Felix & Paul Studios em associação com a TIME. A maior produção já filmada no espaço resultou em uma experiência como nenhuma outra. A série usa imagens de realidade virtual em 3D e 360 graus para não apenas mostrar ao espectador o interior da estação espacial, mas também adicioná-las sua tripulação.

 

 

Filmado durante dois anos usando câmeras especialmente projetadas e com acesso exclusivo à tripulação da estação espacial, a série possui quatro partes que narra como é viver e trabalhar a bordo de um laboratório em órbita. Parte filme, parte interativo, o ISS Experience tira proveito de um novo tipo de narrativa para envolver seu público com o assunto em questão.

Em "Adapt", o primeiro dos quatro episódios da ISS Experience, os astronautas da NASA Anne McClain, Christina Koch e Nick Hague, junto com o astronauta da Agência Espacial Canadense David Saint-Jacques, apresentam aos espectadores a estação espacial enquanto eles próprios se adaptam a vida em órbita. Mais do que apenas o talento na tela, porém, os membros da equipe se tornaram os cineastas também.

 

 

Durante a apresentação da produção da série, em entrevista ao collectSPACE, Félix Lajeunesse, co-fundador e diretor criativo do Felix & Paul Studios disse "Usamos esse meio para levar as pessoas a lugares que elas não podem ir [...]"; 

“Para nós, isso não significa necessariamente criar uma experiência totalmente interativa, em que pedimos ao público que aperte botões e faça outras coisas, como em um jogo. Permanecemos do lado de uma experiência cinematográfica, onde o que realmente tentamos fazer é nutrir um senso de presença para nosso público.";

"Eu chamo isso de realidade virtual cinematográfica", disse Lajeunesse. "Esse é um meio que ainda estamos descobrindo até hoje, e já o fazemos há oito anos. Portanto, é uma forma de arte relativamente jovem, mas estamos empurrando-a cada vez mais de projeto em projeto. E agora estamos no espaço.".

Como nem todo mundo tem óculos de realidade virtual atualmente, a série também estará disponível em algumas telas de cinema. Já que as câmeras do Felix & Paul Studios na estação espacial capturam um arquivo mestre de alta resolução que eles podem criar uma câmera virtual na pós-produção para converter a filmagem estereoscópica para o formato de tela gigante.

Imagem de capa é um poster de divulgação da série de Felix & Paul Studios.

O que achou? Comente!